De tudo que penso...

De tudo que penso...
(Blog em Construção)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entre Deus e o Homem


O tema principal do livro de Jó, não é o sofrimento do justo e inocente, e muito menos a paciência de Jó. O que se discute é a questão mais profunda da “religião”, que é a natureza da relação entre Deus e o homem.
O povo concebia a relação com Deus, através do dogma da retribuição. Deus retribui o bem com o bem e o mal com o mal. Ao justo Deus concede saúde, prosperidade e felicidade, e ao injusto, ele castiga com desgraças e sofrimentos. Uma relação de comércio onde o homem pensa poder assegurar a própria vida.
A verdadeira relação de Deus com o homem é marcada quando o homem se entrega livre e gratuitamente a Deus e Deus gratuitamente volta-se para o homem.
O livro de Jó é uma crítica de toda teologia que se pretenda definitiva e universal. Teologia que pode se tornar um verdadeiro obstáculo para a própria experiência com Deus. O livro é um convite para nos libertarmos das prisões das idéias feitas e repetidas, das tradições teológicas e nos dispormos a caminhar livremente na graça de Deus.

Nenhum comentário: